Possivelmente, eles foram os originadores do xamanismo no México, cujos representantes, todavia existem.
A meditação Olmeca implica em um manejo corporal muito interessante no qual se tem um efeito vitalizador, de rejuvenescimento e de manutenção de um estado de saúde ótimo.
De fato, se diz que a meditação Olmeca se praticada de forma constante durante cinco anos, seu efeito é o de manter, em forma permanente, a juventude. Para praticar a meditação Olmeca, se utiliza a postura sentada, com as costas retas.
O meditador começa fixando a atenção do seu corpo, concentrando-se primeiro em sua coluna vertebral. Visualiza esta última e imagina uma luz, ou energia que gira ao redor da coluna, em direção contrária ao dos ponteiros do relógio, ou seja, para a esquerda.
Este giro se realiza por toda coluna, desde sua base até sua inserção no crânio. O giro se faz envolta da coluna de cima para baixo, de baixo para cima, até estendê-lo por toda a extensão da mesma.
Na medida em que o giro exterior continua, tenta-se penetrar na coluna vertebral fazendo-a girar para a esquerda - mas em seu interior. Se o meditador tem êxito, logo notará que toda sua coluna vertebral manifesta um giro sustentado para a esquerda em toda sua extensão e longitude.
Quando se alcança isto, então a atenção se fixa no cérebro, também o fazendo girar para a esquerda.
O giro cerebral se inicia com uma estratégia similar à utilizada na coluna vertebral; ou seja, primeiro o meditador visualiza uma luz ou energia que rodeia o cérebro girando para a esquerda e pouco a pouco faz o giro penetrar até o interior da massa cerebral, até que cubra toda ela, em cada uma de suas partes, gire para a esquerda. Mais adiante, utilizando um procedimento similar, se atende a cada órgão do corpo: coração, pulmões, estômago, intestinos, órgãos genitais, etc, e os faz girar para a esquerda.
Por último, o giro se estende para as pernas, braços, tórax e, geralmente, a todo o corpo. Não existe limite de tempo para manter o giro para a esquerda, ainda que se recomende dois períodos de giro de vinte minutos cada um, como mínimo suficiente para começar a sentir os benefícios derivados desta prática.
(MEDITAÇÃO XAMÂNICA - Capítulo XXII do livro La Meditación, de Jacobo Grinberg-Zylberbaum, UNAM e INPEC, México, 1991. )
(MEDITAÇÃO XAMÂNICA - Capítulo XXII do livro La Meditación, de Jacobo Grinberg-Zylberbaum, UNAM e INPEC, México, 1991. )
Nenhum comentário:
Postar um comentário